IAHSD - Nível II

Se você é um(a) profissional da educação ou da saúde e deseja aprender a identificar a condição de altas habilidades ou superdotação clique no link abaixo e entre agora mesmo no Curso IAHSD II - Protocolos e Ferramentas Para a Identificação de Pessoas Superdotadas!

O curso

Protocolos e Ferramentas Para a Identificação de Pessoas Superdotadas

Seja muito bem-vindo(a) a este que é muito mais que um curso, mas também uma jornada de crescimento para a transformação de vidas de inúmeras pessoas espalhadas por todo o Brasil e mundo.

Se chegou aqui, certamente, você é um(a) escolhido(a), pois o universo dos(as) superdotados(as) tem clamado por socorro e ajuda e seu coração lhe fez ouvir e responder a este clamor. 

Existem, atualmente, diversos instrumentos e protocolos para a identificação e a avaliação da condição de altas habilidades ou superdotação (AHSD).

No entanto, não basta “apenas” aplicá-los como nos ensinam os manuais para chegar ao “tesouro” da superdotação.

Sim, eles são um mapa, mas há tanta subjetividade envolvida que as características das AHSD nem sempre estarão  visíveis em um primeiro plano e, por serem únicas e se manifestarem em diferentes intensidades, pode ser necessário abrir vários links durante o processo e olhar a história de vida da pessoa em avaliação por diferentes perspectivas.

É nosso objetivo atuar, com excelência e sensibilidade, para a instrumentalização de profissionais que trabalham (ou venham a trabalhar) com a identificação das características comportamentais de superdotação de maneira mais assertiva e empática proporcionando, dessa forma, um processo realmente transformador na vida da pessoa em avaliação.

Não queremos ensinar rotuladores(as) ou preenchedores(as) de questionários. Queremos falar do nosso coração ao seu e lhe guiar por veredas de transformação e de vida.

IAHSD I

Venha conosco mudar a história das pessoas superdotadas!

Compartilharemos técnicas e instrumentos para avaliação do potencial intelectual de habilidades específicas, da criatividade, e das questões socioemocionais como a sobre-excitabilidade, inteligencia positiva e os sabotadores da mente, entre outras questões relevantes que lhe ajudarão a trabalhar com a identificação de superdotados(as).

Além disso, discutiremos temas como o impacto da superdotação na vida pessoal, acadêmica e profissional, assim como estratégias para lidar com desafios e dificuldades.

Michele Cousseau ensinará como ela trabalha compartilhará os segredos de um processo de identificação que contribuirá para a ressignificação da história, a compreensão da identidade pessoal e a transformação de vida com a máxima potencialização dos talentos da pessoa em avaliação.

Aprenda a identificar a condição de superdotação em crianças a partir dos 6 anos até a idade adulta.

Aprenda a utilizar ferramentas eficientes para a identificação dentro do ambiente escolar ou no seu consultório.

Conheça estratégias para gerar transformação de vida a cada sessão no processo de identificação impactando para sempre o coração da pessoa avaliada.

IAHSD I

Conteúdo do Curso

Módulo 1: Apresentação

Aula 1: Começando uma conversa séria 🔸 Aula 2: Continuando a conversa 🔸 Aula 3: Avançando na conversa

Módulo 2: Primeiras entrevistas com crianças, adolescentes e adultos

Aula 1: Alicerces para a identificação de crianças e adolescentes superdotados(as) 🔸 Aula 2: Primeira atividade colaborativa 🔸 Aula 3: Tópicos essenciais para a identificação de adultos(as) 🔸 Aula 4: Modelos de anamnese/entrevista inicial com adultos(as) e Segunda atividade colaborativa

Módulo 3: Identificação em adultos

Aula 1: Identificação dos Três Anéis de Renzulli em adultos(as) 🔸 Aula 2: Instrumentos para a identificação dos Três Anéis de Renzulli 🔸 Aula 3: Identificação das características comuns e comportamentais 1 🔸 Aula 4: Escala de autoavaliação de adultos(as) superdotados(as) 🔸 Aula 5: Instrumento para a identificação de indicadores de sobre-excitabilidade 🔸 Aula 6: As inteligências múltiplas e as janelas de oportunidade 🔸 Aula 7: Possibilidades para a identificação das Inteligências Múltiplas em adultos(as) 🔸 Aula 8: Instrumentos para a identificação das Inteligências Múltiplas em Adultos(as) 🔸 Aula 9: Identificação dos fatores socioemocionais 🔸 Aula 10: Instrumento para identificar as inteligências positiva 🔸 Aula 11: Identificação dos sabotadores da mente 🔸 Aula 12: Instrumento para identificar os sabotadores da mente

Módulo 4: Identificação em crianças e adolescentes

Aula 1: Triagem na escola - Parte I - Pérez e Freitas (2016) 🔸 Aula 2: Triagem na escola - Parte II - Nakano (2021) 🔸 Aula 3: Triagem na escola - Parte III - Guenther (2012) 🔸 Aula 4: Triagem na escola - Parte IV - Delou (2012) 🔸 Aula 5: Triagem com estudantes do 1º ao 4º anos do Ensino Fundamental - Parte IV - Pérez e Freitas (2016) 🔸 Aula 6: Triagem com estudantes do 5º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio/Profissionalizante - Parte VI - Pérez e Freitas (2016) 🔸 Aula 7: Escalas para Avaliação das Características Comportamentais de Alunos com Habilidades Superiores 3ª Edição - SRBCSS-III 🔸 Aula 8: Instrumentos para a identificação das inteligências múltiplas 1 🔸 Aula 9: Instrumentos para a identificação das inteligências múltiplas 2 🔸 Aula 10: Instrumentos para a identificação lúdica das Inteligências Múltiplas I (Linguística e Naturalista) 🔸 Aula 11: Instrumentos para a identificação lúdica das Inteligências Múltiplas II (Lógico-matemática) 🔸 Aula 12: Instrumentos para a identificação lúdica das Inteligências Múltiplas III (Visual-espacial e Intrapessoal) 🔸 Aula 13: Instrumentos lúdicos para a identificação das Inteligências Múltiplas IV (Interpessoal e Musical) 🔸 Aula 14: Instrumentos para a identificação lúdica das Inteligências Múltiplas V (Cinestésico-corporal e Existencial) 🔸 Aula 15: Instrumentos para a identificação da Inteligência Emocional 🔸 Aula 16: Instrumentos para avaliação com os familiares ou responsáveis - QIIAHSD-R 🔸 Aula 17: Instrumentos para avaliação com os familiares ou responsáveis e com terapeutas - SMUTNY

Módulo 5: Estudos de caso

Aula 1: Estudo de caso com adultos(as) - I (Anamnese e Checklist de Características Associadas à Superdotação) 🔸 Aula 2: Estudo de caso com adultos(as) - II (Vídeo da aplicação do Checklist de Características Associadas à Superdotação) 🔸 Aula 3: Estudo de caso com adultos(as) - III (Inteligência Positiva e Sabotadores da mente) 🔸 Aula 4: Estudo de caso com adultos(as) - IV (Vídeo da aplicação dos protocolos de Inteligência Positiva e Sabotadores da Mente) 🔸 Aula 5: Estudo de caso com adultos(as) - V (QIIAHSD-A e QIIAHSD-Segunda Fonte) 🔸 Aula 6: Estudo de caso - Adultos(as) 6 (avaliação das Inteligências Múltiplas e da condição de AHSD em mulheres)

Módulo 6: Uma devolutiva sensível e acolhedora

Aula 1: uma devolutiva especial e significativa

Módulo 7: Elaboração de um parecer e laudo significativo e transformador

Aula 1: Elaboração de pareceres e laudos para a transcendência 🔸 Aula 2: Parecer psicopedagógico de adultos(as) 🔸 Aula 3: Parecer psicopedagógico de crianças e adolescentes

Módulo 8: Bônus

Bônus 1: Provas neuropsicológicas não restritas (linguística e lógico-matemática)

Módulo 9: Trabalho final

Aula 1: Orientações do trabalho final

Michele cousseau

Mestranda em educação para altas habilidades/super dotação. Psicopedagoga especialista em altas habilidades/superdotação. Especialista em educação inclusiva com ênfase em avaliação diagnóstica escolar. Especialista em neuropsicanálise clínica. Especialista em gestão escolar. Licenciada em letras português/espanhol. Integra a diretoria do Conselho Brasileiro Para Superdotação desde 2022. Primeira secretária do Conselho Minicipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida e com Altas Habilidades/Superdotação, além de integrar o Conselho Municipal de Direitos Humanos e de Educação da cidade de São Leopoldo/RS.

Idealizadora das conferências macrorregionais de políticas públicas para a AHSD do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e Norte e Nordeste, além da Primeira Conferência Nacional de Políticas Públicas para a AHSD. Pesquisadora e Palestrante na área.

Michele tem mais de uma década de experiência com o tema, além de ser superdotada identificada ainda na infância.

Hoje, se move pela grande missão de  formar guerreiros(as) capazes de transformar a realidade das pessoas com AHSD no Brasil com conhecimento, acolhimento e responsabilidade. 

Para isso, fundou o Canal Clube da Aprendizagem no YouTube onde realiza formações de qualidade com convidados(as) nacionais e internacionais tornando-se o canal com maior conteúdo na área da superdotação.

saiba mais

Sobre o curso

nesse vídeo

Saiba mais sobre o curso ‘Protocolos e Ferramentas para a Identificação de Pessoas Superdotadas’ através desse vídeo da Michele Cousseau:

Investimento

De R$997 por

R$897

Ou 12x R$89,70 no cartão de crédito

Mais do que um curso, o IAHSD é uma rede de transformação. Se você deseja reconhecer, acolher e desenvolver pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação, esse é o seu lugar. 

ahsd-3

© Clube da Aprendizagem. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Tupiguarani.

Rolar para cima